Celebrado hoje, 12 de novembro, o Dia Mundial da Pneumonia vem desde 2009 cumprir o objetivo de alertar sobre uma doença que tem sido a principal causa de morte entre crianças com menos de 5 anos, o que representa um pouco mais de 15% do total de 3 milhões de mortes pela doença registradas anualmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que acomete os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos, tendo como principais sintomas: tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral; falta de ar e febre.
Nos adultos, a causa mais comum de pneumonia bacteriana em adultos é uma bactéria chamada Pneumococo e esta classe de pneumonia ocorre em aproximadamente 50% dos casos. Já as pneumonias virais podem ser causadas por vários tipos de vírus, inclusive pelo vírus da gripe. Este tipo de pneumonia ainda podem ser complicada por pneumonias bacterianas.
O diagnóstico precoce, certamente aumenta as chances de cura, cujo tratamento da maior parte das pneumonias é feito com o uso de antibióticos, pelos quais espera-se que após 48 a 72 horas, os sintomas sejam atenuados. Sendo que para as pneumonias virais não existe um tratamento efetivo.
A vacina contra o pneumococo é a melhor forma de prevenção, inclusive sendo indicada para pessoas que tenham um maior risco em adquirir a doença e suas complicações: pessoas com doenças crônicas pulmonares, cardíacas, renais, diabéticas, residentes de asilos e pessoas com 65 anos ou mais.
Ao surgirem sintomas, procure atendimento médico. Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, em agosto deste ano foram registradas 25.917 internações e 3.596 mortes por pneumonia no Brasil.
.
.
Junte-se à Afinca em busca de novas conquistas e em defesa dos direitos dos funcionários do Instituto Nacional de Câncer.
Associe-se!
Siga-nos em nossas redes sociais:
facebook: afincaoficial
instagram: afinca_oficial