Celebrado no dia 05 de novembro, o Dia da Cultura e da Ciência, teve esta data instituída pela Lei 5.579/1970, como uma forma de homenagear Ruy Barbosa nascido em Salvador, neste mesmo dia, em 1849, e que foi um intelectual brasileiro com importante contribuição como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.
A homenagem se propõe a fortalecer os ideais de Ruy Barbosa na defesa do saber e na importância do conhecimento como uma ferramenta poderosa para romper barreiras e promover o progresso da sociedade.
Estudioso da língua portuguesa, Ruy Barbosa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897), ocupando a cadeira n.º 10, da qual foi presidente entre 1908 e 1919 em substituição a Machado de Assis. Também teve destaque por atuar como ministro da Fazenda no governo de Deodoro da Silva e em momento anterior, por seu engajamento na causa abolicionista, sua colaboração com o jornalismo do Diário da Bahia. E ainda, chegou a ocupar o cargo de deputado na Assembléia da Bahia.
Cabe aos cidadãos e às instituições, junto aos seus representantes eleitos, reivindicar, acompanhar e fiscalizar, para que não se perca nem se desvalorize todas as conquistas e sobretudo, o caminho de conhecimento construído para conquista-las.
Juntos Somos Mais!
Associe-se!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial