No final da semana passada, o INCA sofreu um covarde ataque hacker que comprometeu todos os nossos sistemas de dados. Em uma era informatizada, tal agressão afetou diretamente todo o funcionamento normal da instituição e buscou prejudicar os seus usuários.
A palavra covarde cabe aqui, porque esse ato afetou diretamente uma instituição referência nacional e vanguardista na prevenção, na pesquisa e no tratamento ao câncer. Se propôs a atingir a rede de atendimento dos nossos pacientes, com a intenção de gerar atrasos e prejuízos aos nossos assistidos. Vale lembrar que o câncer é uma doença grave, com altos níveis de letalidade, e que o tempo é algo importante no tratamento. Um ultraje. Um crime contra a vida humana.
No entanto, o que talvez o famigerado ataque não contasse é que o INCA dispõe de um sistema muito mais nobre, sofisticado e poderoso de resistência: os servidores e trabalhadores do Instituto Nacional de Câncer. Com extrema determinação, comprometimento e com um incrível “espírito de corpo” os processos foram rapidamente adaptados, para que os pacientes, projetos e eventos não fossem prejudicados.
O nível de dedicação que se viu nos andares e setores do INCA para contornar a situação enche de orgulho quem representa e defende esses trabalhadores.
O corpo de trabalhadores do INCA provou, mais uma vez, que é composto por profissionais experientes, capacitados e com alto grau de humanidade e conseguiu impedir um maior prejuízo à Instituição, e principalmente aos pacientes.
A AFINCA afirma e reafirma sempre: O INCA sem os seus trabalhadores é apenas uma estrutura fria de concreto, aço, aparelhos e medicamentos. Os trabalhadores do INCA são a alma da instituição.
O INCA é parte do SUS. O INCA é do Brasil. O INCA é de todos os brasileiros. E nós servidores e trabalhadores do INCA estamos aqui para defendê-lo.
Parabéns a todos nós. Vamos juntos defender e cuidar dos nossos pacientes e da nossa instituição.
Juntos Somos Mais!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial