Com os recentes episódios no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), com a instalação do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), com a implantação da EBSERH, tomamos ciência do desrespeito às instituições e aos seus servidores.
A promessa é sempre à mesma: “Nada vai mudar, apenas vamos melhorar”. No entanto, essa não é a realidade descrita pelos servidores dessas instituições. Os Hospitais deixam de ter autonomia de RH, e até mesmo financeira (compras e licitação), relegando servidores a papel secundário e podem até deixar os servidores à disposição e fora da unidade. A carga horária e escala DE TODOS ficam à critério do GHC. Ou seja, administração cai nas mãos de pessoas que não possuem o mínimo de identificação ou conhecimento do local.
Ainda há relatos recorrentes de grosseria e desrespeito do GHC com os servidores do HFB e falas do tipo: “Se não quiser ficar aqui no GHC pode ir embora”. Além disso existem fortíssimos rumores da volta às 40h semanais com escala 6 X 1 (Exemplo: segunda a sábado 07-13h e folga domingo)
Na EBSERH também não é diferente: 40h/semanais e extinção da escala 12x60h com implantação da escala corrida 12x36h (Dia sim, dia não) sem folga.
A AFINCA repudia veementemente a ausência de dialogo com as entidades representativas e conselhos do SUS, sobre as consequências e impactos negativos sobre o futuro dessas instituições e do SUS e apoia todo o tipo de resistência à essa ação antidemocrática e anti-republicana.
Afinca e SindiAfinca, juntos pelos servidores públicos!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial