AFINCA • 30 de setembro de 2016
O Ministro da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, assinou portaria publicada no Diário Oficial da União de 29 de setembro, exonerando o Diretor-Geral do INCA, Luiz Fernando Bouzas. No mesmo documento, Padilha nomeia para o cargo Ana Cristina Pinho, anestesista e servidora do INCA.
A decisão surpreendeu o próprio Luiz Fernando, que sequer foi comunicado previamente da medida. Especula-se que a substituição teria ocorrido em função de uma redistribuição de cargos entre os partidos da base do governo Temer, a partir da solicitação de um parlamentar do PP do Rio de Janeiro.
Além da deselegância com que a mudança foi feita, ela é surpreendente porque Luiz Fernando tinha menos de um ano no cargo. Pior de tudo é assistir a uma exoneração e a uma nomeação para a direção do INCA, sem que o corpo técnico fosse sequer consultado. Como ficam as metas e os acordos previamente estabelecidos com os servidores?
A Afinca lamenta o ocorrido e reafirma o compromisso de seguir lutando em defesa do INCA e de seus funcionários, com democracia e transparência.