AFINCA • 05 de dezembro de 2013
Mais uma promessa de campanha cumprida:
O Inca, em parceria com a AFINCA, acaba de dar um grande passo em benefício de seus servidores. No dia 11 de novembro de 2013, foi publicada no Boletim de Serviço do Ministério da Saúde a Portaria Conjunta Nerj/MS/INCA que firma o Termo de Compromisso nº 641, garantindo 20 vagas para filhos de servidores do Instituto na creche Albert Sabin, localizada no prédio do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro (Nerj).
A parceria era tentada há 10 anos e só foi possível com a união de esforços da atual direção da AFINCA e da Coordenação de Gestão de Pessoas (Cocgep/Inca), com o apoio da Direção-Geral do Instituto, o que viabilizou técnica e politicamente o acordo. Futuramente, pretende-se pleitear um número maior de vagas para o Inca.
Os critérios para a entrada de novas crianças na creche são rigorosos. A Albert Sabin atende crianças com idade entre 4 meses e 5 anos. Não há reserva de vagas durante a gestação. O funcionamento da creche é de 8h às 18h. A entrada da criança se dá das 8h às 9h e a saída, impreterivelmente, até as 18 horas. A permanência obrigatória da criança é, no mínimo, de 7 horas. Para efetivar a matrícula da criança, os pais e responsáveis se comprometem a cumprir rigorosamente esses horários.
A creche é constituída por Berçário I, destinado a bebês de 4 meses a 1 ano e 3 meses; Berçário II, que atende crianças de 1 ano e 3 meses a 2 anos; Maternal I, para crianças de 2 a 3 anos; Maternal II, para crianças de 3 a 4 anos; e a Pré-escola, que atende crianças de 4 a 5 anos. Os bebês destinados ao Berçário I devem ocupá-lo, preferencialmente, por um ano, antes de serem encaminhados ao Berçário II. As crianças candidatas às vagas do Maternal II a Pré-escola só podem entrar no início do ano.
A creche Albert Sabin informa que em hipótese alguma receberá servidores que não forem encaminhados pela Cogep/Inca, à qual devem ser enviadas as solicitações de vaga pelo e-mail creche@inca.gov.br, contendo obrigatoriamente o nome do servidor, matrícula Siape, e nome da criança com a data de nascimento. O encaminhamento do servidor à creche se dará observando, rigorosamente, a ordem de chegada da solicitação à Coordenação. Para se dar o encaminhamento, por exigência da Albert Sabin, o servidor precisa comprovar em contracheque que recebe auxílio-creche.
Os servidores interessados nas vagas – depois de terem os nomes encaminhados pela Cogep à creche Albert Sabin – serão contatados por profissional da creche para marcar a data da visita e a realização da entrevista. Durante a entrevista, serão informados, por toda a área técnica da creche, as normas, os critérios e a documentação necessária para a efetivação da matrícula. Estima-se que a adaptação das crianças à creche tenha início em fevereiro de 2014. A entrada delas na Albert Sabin se dará ao longo do próximo ano.