
No dia 25 de março de 2025, o Deputado Federal Reimont (PT-RJ) conseguiu uma audiência entre o Ministro da Saúde, Sr.Alexandre Padilha e as Associações representativas dos servidores do INC (Instituto Nacional de Cardiologia), INTO (Instituto Nacional de Tramatologia e Ortopedia) e INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Em reunião preparatória com o Deputado Reimont, a AFINCA expôs a necessidade de cobrar as mais de 1.500 vagas, para concurso do INCA, que o MS (Ministério da Saúde) havia dito que tinha sido aprovado e aguardava autorização do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), ocasião na qual o deputado afirmou que estará com a Ministra Esther Dweck, em abril, para cobrar uma posição sobre o concurso.
Em seguida à reunião com o Ministro da Saúde, a AFINCA se posicionou contrária a entrada do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) nos Institutos; mostrou os problemas decorrentes do GHC no Hospital Federal de Bonsucesso e ainda expôs a falta de diálogo nesse processo de contratualização de trabalhadores e alteração de modelos jurídicos sem a participação dos servidores.
Quando perguntado sobre o que o Ministério planejava para os Institutos a resposta foi categórica: “Chegamos agora e estamos nos aprofundando nessas questões. Nada de concreto”.
Como encaminhamento, o Ministro Alexandre Padilha, se comprometeu a criar uma mesa de negociação com a AFINCA (Associação dos Funcionários do INCA), ASSINTO (Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia) e ASSINCA (Associação de Servidores do Instituto Nacional de Cardiologia) para debater o déficit de pessoal.
A AFINCA continua na luta incansável pelo concurso público, pelo respeito aos servidores e valorização do excepcional trabalho praticado pelos servidores no atendimento ao SUS.
Afinca e SindiAfinca, juntos pelos servidores públicos!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial