Na manhã desta 3ª-feira, 30/04, a AFINCA promoveu manifestação, na Praça da Cruz Vermelha (RJ,) em frente à unidade do INCA, situado nessa mesma praça, a fim de cobrar a realização de Concurso Público no INCA e nos outros institutos e hospitais da rede federal.
Estiveram presentes representantes da Associação do INTO e INC, dos mandatos da vereadora Luciana Boiteaux, do deputado Estadual Flávio Serafini e dos deputados federais Chico Alencar e Reimont. Além desses, também houve a presença do Sindicato dos Enfermeiros, do Sindicato dos Nutricionistas, do SINTRASEF, da CONDSEF, da SINDSEF, Associação de Moradores do Centro e Movimento de Luta de Classes, e Unidade Popular. Todos uníssonos em prol do Concurso Público.
Foram duas horas intensas de discursos e reflexões acerca da atual situação e do possível projeto do Governo Federal, encabeçado em grande parte pelo Ministro Rui Costa (Casa Civil), que cogita a possiblidade de se repassar alguns dos hospitais da rede federal ao estado ou município ou repassar, por exemplo, o Hospital de Bonsucesso, para o Grupo Hospitalar Conceição e ainda, discutir modelo de PPP para os institutos. Tudo isso, sem o envolvimento das instâncias que representam o controle social do SUS e dos sindicatos e entidades representativas da força de trabalho.
A terceirização das gestões dos hospitais e institutos da rede federal de saúde sem o envolvimento de todos os atores sociais é motivo de forte preocupação, tanto em relação ao risco da mercantilização do direito fundamental à saúde, quanto em relação ao impacto sobre as futuras condições de trabalho e os direitos dos seus servidores. Aparentemente, se elucida que os “autores intelectuais” desse projeto não conhecem a estrutura dos hospitais e da complexidade do nosso instituto. Chamar os servidores e as entidades representativas para o diálogo é o mínimo que o Governo Federal deveria se propor a fazer para encerrar essa crise.
Acreditar que o empresariado da saúde esteja interessados na coisa pública e que os políticos em ano de eleições municipais tem preocupação com a população seria de um grande “atestado de inocência”. Obviamente a resolução dessa crise de forma negociada com todos os setores da sociedade pode ser bem-vinda, porém, até o momento os atores mais especializados, que são os servidores das unidades, não foram sequer chamados ao diálogo. A AFINCA estará em Brasília, na próxima semana, levando todas as questões de interesse dos servidores e da defesa do Concurso Público e do SUS.
O INCA não pode parar!
Concurso Público Já!
Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial