AFINCA • 16 de setembro de 2020
Após retomar o atendimento presencial em diversa unidades nesta segunda-feira (14/9), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as perícias médicas estão suspensas até que adequações sejam feitas nas agências da Previdência, para garantir a segurança dos peritos e beneficiários contra riscos de infecção pelo Covid-19
A suspensão foi anunciada após os médicos peritos decidirem não retomar as atividades por falta de segurança. Os peritos continuam em trabalho remoto, atendendo os pedidos de antecipação e demais solicitações que já vêm sendo feitas ao longo da pandemia.
Mesmo sem o serviço de perícia, segundo o INSS, a retomada gradual inclui a avaliação social, cumprimento de exigências, reabilitação profissional e justificação administrativa. Todos esses serviços devem ser agendados com antecedência pelos canais remotos, que são o telefone 135 ou o aplicativo “Meu INSS”.
O INSS informou que está fazendo novas inspeções diariamente para que os peritos possam retornar o mais rápido possível. O segurado deve acessar o portal covid.inss.gov.br para saber qual agência está aberta e se já oferece a perícia. Caso positivo, é necessário fazer a remarcação pelos canais remotos. (Com agências)