No último ano, vacinação foi um dos assuntos mais recorrentes nos veículos de comunicação, nas redes sociais e em todo o mundo, em decorrência da pandemia pelo novo corona vírus, SARS-CoV2. Dessa forma, se faz necessário relembrar sobre a importância de programas de vacinação eficazes, que auxiliem no controle e combate ao potencial epidêmico de patologias e sua possível evolução ao estágio de pandemia.
Em 1º de julho é comemorado o Dia da Vacina BCG (vacina do bacilo Calmette-Guérin),criada há um século por Léon Calmette e Jean-Marie Guérin, sendo uma das primeiras vacinas indicadas para recém nascidos, agindo como prevenção contra a tuberculose em suas formas mais graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (disseminada pelo corpo, através da corrente sanguínea). Vale destacar a importância desta proteção para a saúde infantil, uma vez que houve uma expressiva diminuição na mortalidade de crianças desde sua criação.
Assim como a SARS-coV2, a tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.
A tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública mundial. De acordo com dados do novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgados em 24 de março deste ano, o Brasil teve uma redução de 9,5% no número de novos casos da doença, mas isso pode ser mais uma consequência da pandemia do coronavírus, que teria impactado a quantidade de diagnósticos feitos no ano passado.[1] Ou ainda, resultado da mudança de hábitos de higiene da população e o isolamento que a pandemia nos impôs.
Vamos celebrar a Ciência, os especialistas em saúde, o SUS e aos programas de vacinação!
Você pode ter acesso ao calendário de vacinação do nascimento aos 19 anos, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), através do link: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-pg-crianca-adolesc-0-19.pdf
Cuide de sua saúde e conheça o Clube de Benefícios Afinca!
Associe-se!
afinca.org.br