Na tarde da última 4ª-feira, 28 de agosto de 2024, o Fórum das Entidades Representativas das Servidoras e Servidores das Carreiras de C&T (Fórum de C&T), assinou acordo de reajuste salarial com o MGI (Ministério da Gestão e Inovação), com vigência em dois momentos: janeiro de 2025 e abril de 2026.
O acordo tem como base a proposta enviada pelo MGI às entidades do Fórum, em 19 de agosto, e significou uma grande melhoria frente a proposta anterior, apresentada pelo MGI em 1º de agosto e imediatamente rechaçada pelo Fórum, que tinha reajustes máximos, em 2026, de apenas 13,5%.
O Fórum reconhece que a nova proposta representou ganhos, não só pelos reajustes, mas também por movimentos que são pleitos antigos das trabalhadoras e trabalhadores das carreiras contemplados nessa proposta, como a redução do peso da GDACT frente ao VB e a valorização percentual das RTs e GQs. A remuneração final das novas tabelas de C&T é igual às do INPI, INMETRO e FIOCRUZ, na medida em que o governo trabalhou no sentido de reunificar as carreiras consideradas por ele como sendo do campo de ciência e tecnologia.
Na reunião para assinatura do acordo, o governo apresentou ajustes na tabela de nível intermediário, de acordo com o tratado na reunião técnica com entre MGI e Fórum de C&T ocorrida no dia anterior, ajustes que significaram ganhos salariais para os servidores NI que não estão na última classe, pela antecipação para 2025 de parte do reajuste 2026.
O MGI garantiu, no corpo da tabela e no texto do acordo, a migração dos servidores da atual tabela para a futura na mesma posição, ou seja, com o mesmo número de classe/padrão que atualmente precisam percorrer para chegar ao fim da carreira (enquadramento de cima para baixo nas tabelas). Além disso, o MGI garantiu nos termos do acordo que aos aposentados serão garantidos a mesma equiparação e demais direitos hoje existentes.
O Fórum saúda as trabalhadoras e trabalhadores da ciência e tecnologia por essa conquista, mas os convoca a se manterem vigilantes e mobilizados em defesa da recuperação das perdas salariais históricas e da valorização de nossas carreiras.
A Afinca, que participou ativamente, junto ao Fórum, neste movimento de reivindicação por reajuste salarial para os níveis mais prejudicados, conforme prometido em Assembleia Extraordinária, realizada em 20 de agosto, continuará lutando por ainda mais melhorias.
Leia o relatório completo elaborado, termo de acordo e as tabelas através do link abaixo ou na bio do nosso perfil: https://encurtador.com.br/canld
.
Juntos Somos Mais Fortes
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial