O Dia Nacional de Combate ao Câncer infantojuvenil, instituído pela Lei nº nº 11.650/2008, visa estimular a aplicação de ações educativas e promover debates que fomentem a criação de políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer e seus familiares, além de propagar os avanços científicos e apoiar instituições e atividades da sociedade civil voltadas à assistência de crianças e adolescentes com câncer.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer infantojuvenil é considerado a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
Estima-se que com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, cerca de 80% das crianças e adolescentes diagnosticadas alcançam a cura e desfrutam de uma boa qualidade de vida após o tratamento.
Conheça os materiais de apoio sobre câncer infantojuvenil produzidos pelo INCA, nos links abaixo
- Folheto sobre sinais de alerta do câncer na criança
- Cuidados Paliativos em Oncologia Pediátrica
- Carta da equipe Multidisciplinar da Oncologia Pediátrica aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes com câncer
É preciso estar atento e no surgimento de um ou mais sintomas persistentes, procure um pediatra para avaliação clínica.
Fontes:
Inca – Câncer Infantojuvenil
TuaSaúde – Câncer Infantil
Juntos Somos Mais Fortes
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial