No último ano, vacinação foi um dos assuntos mais recorrentes nos veículos de comunicação, nas redes sociais e em todo o mundo, em decorrência da pandemia pelo novo corona vírus, SARS-CoV2. Desta forma, se faz necessário relembrar sobre a importância de programas de vacinação eficazes, que auxiliem no controle e combate ao potencial epidêmico de patologias e sua possível evolução ao estágio de pandemia.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vacina é qualquer preparação destinada a gerar imunidade contra uma doença, estimulando a produção de anticorpos. Pode ser, por exemplo, uma suspensão de micro-organismos mortos ou atenuados ou de produtos ou derivados de micro-organismos. O método mais habitual para administrar as vacinas é a injeção, embora algumas sejam por vaporizador nasal ou via oral.
O médico rural inglês Edward Jenner descobriu, em 14 de maio de 1796, a primeira vacina do mundo. A imunização contra a varíola que é uma das doenças mais devastadoras que a humanidade já conheceu, levou a óbito cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e segundo a OMS foi erradicada desde 1980, inclusive não fazendo mais parte do calendário básico de vacinações no Brasil.
Desde então, as vacinas têm permitido prevenir dezenas de infecções e no último século, as campanhas de imunização ajudaram a reduzir o impacto das doenças, deficiências e mortes.
No Brasil, há pouco mais de dois séculos e uma década houve a introdução da vacina no Brasil, sendo acompanhada de sucessivas campanhas de erradicação de infeções, com resultado efetivo para epidemias como: febre amarela (1942) até a Formulado o Programa Nacional de Imunizações (1973), com o objetivo de controlar ou erradicar doenças infectocontagiosas. Mesmo ano em que o país recebeu Certificação internacional da erradicação da varíola.
No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, a fim de conscientizar a população sobre a importância de se manter em dia o calendário de vacinação em apoio à diminuição da incidência de algumas infecções na população e possível erradicação.
Vamos celebrar a Ciência, os especialistas em saúde, o SUS e aos programas de vacinação!
Cuide de sua saúde, conheça o Clube de Benefícios Afinca e associe-se!
Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial