VOCÊ SABIA: SITUAÇÕES HOSTIS PODEM SER CARACTERIZADAS COMO ASSÉDIO?

A Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer (Afinca) tem estado empenhada em dar suporte às vítimas de assédio nas dependências do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e para isso, disponibilizou canal de atendimento exclusivo, no qual a identidade do autor da denúncia é preservada – assedio@afinca.org.br.

Com o objetivo de conscientizar, cada vez mais, tanto gestores quanto equipes do Instituto, a Afinca também tem promovido uma série de lives tratando do assunto. A convidada de hoje (06/07) será a Drª Adriane Reis, procuradora do Ministério Público do Trabalho e grande pesquisadora do assunto para esclarecer sobre a convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho.

Fique atenta e atento!
Situações hostis podem ser caracterizadas como assédio moral mediante repetição, de modo sistemático, e podem se apresentar da seguinte maneira:

  • Deterioração proposital das condições de trabalho, agir de maneira que a vítima pareça e se sinta incompetente, como: contestar sistematicamente as decisões por ela tomadas; críticas exageradas e injustas em relação ao seu trabalho; induzir ao erro, sonegando informações, etc.
  • Isolamento e recusa de comunicação: comportamentos com intuito de constranger e maltratar o outro, tais como: deixar alguém de fora de uma conversa, de reuniões. Este comportamento pode provir tanto de colegas de nível hierárquico equivalente ou de superiores.
  • Atentado contra a dignidade: são gestos de desprezo, chacotas e insinuações desqualificadas, que são geralmente reparadas por todos, entretanto, a vítima é considerada responsável. Neste caso, o agressor utiliza-se de insinuações desdenhosas para desqualificar a vítima, criticar sua vida pessoal, zombando de suas origens, nacionalidades e outros. Estas atitudes frequentemente são proferidas por colegas invejosos.
  • Violência verbal, física ou sexual: aparece quando o assédio está declarado e visível a todos . Nesta etapa, a vítima tende a estigmatizar-se, no grupo, devido ao não atendimento de suas queixas ou da omissão de testemunhas. Nesta categoria, acontecem as ameaças de violência física, empurrões, gritos, injúrias, assédio sexual: assédio que pode se prolongar também para fora do ambiente organizacional, com telefonemas noturnos e cartas anônimas por exemplo.

Participe da Live e saiba mais!

Serviço:
LIVE: Assédio Moral no Trabalho
DATA: 06/07 – HOJE
HORÁRIO: 20:00h
ONDE: no instagram da Afinca – afinca_oficial


Uma Representação Forte se faz com uma Associação Forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter
Últimas Notícias

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo