Oferecer aos nossos associados uma representação forte em prol de seus interesses e reivindicações. Atuar na defesa dos seus direitos e proporcionar soluções que priorizem seu bem-estar e qualidade de vida.
Buscamos ser uma referência de Associação de classes e principalmente, para nossos associados, profissionais servidores do Instituto Nacional de Câncer
Representação e força
Empatia e respeito
Integridade e compromisso
Excelência e igualdade
Presidente
Tecnologista
- Nutrição
HC I
Vice-Presidente
Assistente Administrativo – Pesquisa
HC I
Diretora Administrativa
Enfermeira
CEMO (aposentada)
Diretor Financeiro
Técnico Radiologista
HC III
Diretora Social
Assistente Administrativo
HC II (aposentada)
Diretora Administrativa
Técnica de enfermagem
HC IV
Diretora Financeira
Analista C&T
HC IDiretora Social
Assistente
Administrativo
CPQ
Técnico de Enfermagem
HC IV
Médico Cirurgião-tórax
HC I
Técnico de Radiologia
HC III
Técnico Farmácia
HC IV
Técnica de Enfermagem
HC II
Técnica de Enfermagem
HC I
Técnico de Enfermagem
HC I (aposentado)
Técnico de Enfermagem – Quimioterapia
HC II (aposentado)
Técnica de Enfermagem
HC IV
Citoténica
DIPAT (aposentada)
Técnico de Radiologia
HC I
Assistente Administrativo
SETI - INCA
Técnico de Enfermagem
HC I
Assistente Administrativo
DIPAT
Técnica de Enfermagem
CEMO - HC I
A AFINCA surgiu em 1985, dentro de um contexto histórico no qual se reestabelecia a democracia no Brasil, renascida como conquista de uma população organizada que em um dado momento redescobriu a necessidade de comandar seu próprio destino, através da escolha de uma representação que defendesse seus interesses. Nesse contexto de retomada da democracia, nasce a AFINCA, como fruto da ação de parcela dos funcionários do Instituto Nacional de Câncer (INCA), tendo como propósito: influenciar nas decisões centrais e impactar positivamente na qualidade de vida e de trabalho de todos os profissionais que dedicam-se direta e indiretamente ao ofício de zelar pela população com câncer.
Dedicamos nossa gestão e direcionamos todo e qualquer esforço aos profissionais do INCA, buscando parcerias que fortaleçam nossa Missão, Visão e Valores.
Ao longo de nossa história, estivemos presentes e atuamos ativamente em diversos eventos na defesa de direitos, na manutenção de conquistas e na busca de melhorias. Assim, podemos elencar alguns momentos que consideramos importantes em nossa trajetória:
• Fizemos parte da valorização dos funcionários da extinta Campanha Nacional de Combate ao Câncer, nos anos 80, sem a qual o INCA não teria assumido, algum tempo depois, o papel de coordenador das políticas de câncer no Brasil, através da Lei Orgânica da Saúde (Lei n° 8.080) que criou o SUS.
• A AFINCA também esteve à frente no enquadramento desses funcionários com a extinção das campanhas e a manutenção de suas atividades, sem a qual certamente haveria uma brusca queda das atividades do INCA.
• Negociamos a inclusão do INCA na Lei n° 8.691/93, que criou o Plano de Carreiras para a área de Ciência e Tecnologia, mobilizando seus pesquisadores, o que hoje permite a esta instituição desenvolver-se como entidade modelo, propiciando aos seus servidores um plano de cargos de destaque dentro do serviço público. A partir daí, os servidores do Ministério da Saúde lotados no Inca puderam optar pela então nova carreira de C&T e, em 1996 aconteceu o primeiro concurso do INCA dentro desta nova carreira
• No concurso de 2009/2010, A AFINCA esteve presente na negociação de ampliação das vagas, o que foi aprovado pelo Senado Federal, após audiência da diretoria da Afinca com o Presidente da República em exercício José Alencar.
• Lutamos pelo reconhecimento dos servidores dos programas CEMEQ, PIMAG, PITAC, TRANSPLANTE RENAL e outros, atendidos pela verba da CNCC, através do convênio INAMPS/MS, dentro dos quadros do INCA. Além de participarmos das reuniões em que foram absorvidos pelo INCA, os servidores pertencentes aos Hospitais de Oncologia e Luiza Gomes de Lemos, atualmente, unidades II e III.
A Fundação Ary Frauzino também contou com sugestões da AFINCA em sua criação. Nesse tempo, nunca é demais lembrar que os servidores com problemas de saúde eram atendidos improvisadamente na própria instituição, ou no consultório de seus médicos, não contando com um plano de saúde, o que só veio a ocorrer após a negociação com a antiga PATRONAL, hoje GEAP. E a AFINCA esteve presente na mesa de negociação. E ainda, recorremos ao judiciário, inúmeras vezes, a fim de garantir a revisão dos planos econômicos que sempre corroeram a renda dos servidores, como por exemplo, os planos Bresser, Collor, URV e 28 por cento, nos quais tivemos vitórias e revezes, mas sempre com a decisão pontual de monitorar nossos direitos no momento oportuno.
Nessa história de pioneirismo e vanguarda, destacamos a importante atuação da srª Arli Pereira, a então presidente da AFINCA, no momento em que o INCA passava pela delirante aventura de privatização e sua possível transformação em Organização Social, durante o governo FHC, ao qual fomos contrários. Aquele que foi um período de muitas pressões e retaliações por parte do INCA, quase nos fez perder a sala que ocupávamos nas dependências do Instituto.
Em uma das inúmeras tentativas de desvinculação do INCA do serviço público Federal, a srª Arli alertou o deputado Miro Teixeira sobre matéria que seria votada no Congresso e continha de forma velada, a possibilidade de destituição do INCA do Serviço Público Federal, momento no qual o deputado conseguiu reverter de forma unânime em plenária, a possível a aprovação de mais uma tentativa do que seria o fim da instituição, o que inclusive foi veiculado na mídia como “Pegadinha no Congresso”.
E assim, em respeito à memória da presidente Arli que faleceu no exercício do cargo e a quem somos gratos por sua dedicação e conquistas, esperamos que esse episódio, tenha servido como um momento de aprendizado mútuo sobre a importância do diálogo e o respeito às posições divergentes para a formação de consensos, através da integração daqueles que visam um panorama de excelência, tanto para a população como servidores.
De fato, empreendemos esforços a fim de legitimar nossa vocação como representação de classes perante o corpo funcional, somando ao nosso legado a luta pela isonomia dos anistiados, cuja a conquista do acréscimo da gratificação consolidou um aumento real aos vencimentos, passados 10 anos sem reajuste.
Destacamos ainda, como diferencial em relação a outras entidades de classe, a aquisão de uma sala para abrigar nossa sede, como patrimônio permanente.
Por toda essa herança histórica construída por nossos fundadores e presidentes, a AFINCA continuará focada no compromisso de lutar pelos interesses de seus associados, sendo um canal de escuta ativa, de diálogos construtivos e uma representação forte.
2017 – 2019
2019 – 2021
2015 – 2017
2013 – 2015
2009 – 2011
2011 – 2013
2007 - 2009
2005 – 2007
2003 – 2005
2001 – 2003
2000 – 2001
1993 – 1995
1995 – 1997
1997 – 1999
1999 – 2000
1991 – 1993
1989 – 1991
1985 – 1987
1987 - 1989
Art. 1° A Associação dos Funcionários do lnstituto Nacional de Câncer que será também designada Afinca, é uma associação civil, fundada em 29 de março de 1985 por deliberação da assembleia dos funcionários, sem fins lucrativos, sem distinção de qualquer natureza ou discriminação, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, desprovida de cunho político-partidário ou religioso, com sede, foro e jurisdição em todo o território nacional. Tem sede administrativa na cidade do Rio de Janeiro, rua Riachuelo, n° 366, salas 506,507 e 508, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20230-013, obedecendo ao Novo Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, artigos 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60 e 61} e regendo-se pelo presente Estatuto.
§ 1° Como órgão representativo de classe, a Afinca constitui-se dos funcionários do Instituto Nacional de Câncer – INCA/MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS, inscritos no seu quadro social – ativos, aposentados·, pensionistas, de todo o território nacional, de acordo com este Estatuto.
§ 2° A existência da Afinca será por tempo indeterminado e sua extinção somente se dará nos cases previstos no Código Civil ou por deliberação da Assembleia Geral dos Associados, tomada de conformidade com as normas deste Estatuto.
§ 3° A Afinca possui em sua estrutura física, postos avançados de atendimento localizados nas diversas Unidades do INCA.
Conheça o nosso estatuto
Visando estabelecer uma comunicação clara e transparente, compartilhamos os balancetes disponibilizados pelo escritório de contabilidade que nos assessora, a fim de prestar contas aos nossos associados e à sociedade.
Sede de Apoio Administrativo:
Rua Riachuelo, 366 – 4 andar Sala 506
Centro – Rio de Janeiro – RJ – Cep: 20.230-014
Telefone: (21)3970-2196 / (21) 2224-4560
Endereços Eletrônicos:
atendimento@afinca.org.br
aposentados@afinca.org.br
assedio@afinca.org.br
convenio@afinca.org.br (exclusivo para parcerias)
Navegue Por categorias
Transparência
Links úteis
Descrever aqui o passo a passo